Associações e Colectividades

Nome da Organização:

1ª Companhia de Guias de Abraveses da Associação de Guias de Portugal

1ª Companhia de Guias de Abraveses da Associação de Guias de Portugal

Missão Organizacional:

O Guidismo é um Movimento de Educação não formal, que se baseia no método preconizado por Baden-Powell e tem como principal objectivo “proporcionar às raparigas e jovens mulheres a oportunidade de desenvolverem plenamente o seu potencial como cidadãs universais responsáveis” - esta é sua Missão.

N.º de Associados:

23

Morada:

Igreja Paroquial de Abraveses

Localidade:

Abraveses

Código Postal:

3515-000 VISEU

N.º de Telefone:

N.º Telemóvel:

919 387 290

E-mail:

dinorasa@gmail.com

Página Web:

www.guiasdeportugal.org

Data de Fundação:

1994-05-01

Publicação DR:

Nome do Presidente:

Dinora Sá

Sector de Atividade

Atividades das Organizações Associativas

CAE:

Descrição da Atividade:

Associações Culturais e Recreativas

Descrição sumária das atividades desenvolvidas

» Campo: As Guias irão aprender, entre outras coisas, a fazer construções, aplicando o que aprenderam nos Conselhos de Honra, nas reuniões de Patrulha, Bivaques, etc. A vida no campo proporciona aprender a vencer dificuldades através das competências adquiridas, transformar o campo onde se encontram na “casa” onde vão viver durante alguns dias. Assim, situações como lidar com a pequena fogueira onde cozinham as suas refeições, proteger do sol, manter a higiene, procurar conforto servindo-se apenas daquilo que se dispõe e vencer as intempéries são alguns dos desafios propostos no Acampamento.
» Sede: As Guias organizam-se localmente em Companhias e reúnem-se todas as semanas. A Sede da Companhia é o local onde cada Patrulha/ Ninho tem o seu canto e onde trabalham em conjunto. Na Reunião de Patrulha distribuem-se tarefas de acordo com os cargos atribuídos, trabalha-se a progressão com a ajuda da Chefe e Sub-Chefe da Patrulha.
» Cidade: As actividades de cidade, normalmente de um dia inteiro, permitem conhecer novos locais, novas gentes, novas maneiras de pensar. O jogo de conhecimento da cidade proporciona a oportunidade às Guias de conhecerem a História e as histórias do local, através da população, de visitarem museus, exposições e outros locais de interesse, vivendo, desta forma, o Princípio “A Guia ama a sua Pátria”. Ajudam também a divulgar o movimento guidista junto das populações.
» Serviço à comunidade: O movimento Guidista tenta aproximar as raparigas da comunidade onde estão inseridas. Através de projectos de serviço procura-se sensibilizar para a responsabilidade do futuro e para o bem comum. Serviço comunitário a crianças, idosos e população carenciada; participação em peditórios e recolha de bens ou alimentos; campanhas de sensibilização das populações sobre uma área de desenvolvimento (higiene, alfabetização, ambiente, …); actividades de preservação ambiental (recolha de lixo, limpeza de praias e florestas, plantação de árvores).

Voltar

Com a nossa presenca, agora tambem na Internet, estamos permanentemente ao seu dispor, 24 h por dia, todos os dias do ano.
Utilize o formulario indicado para nos ajudar a melhorar a nossa acao. A sua opiniao e muito importante para todos.