CENSOS 2011

CENSOS 2011

CARATERIZAÇÃO


A FREGUESIA DE ABRAVESES, COM OS SEUS QUASE 1.200 HECTARES DE EXTENSÃO, APENAS A 3 KM’S DO CENTRO DA CIDADE DE VISEU, ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA AO PERCURSO HISTÓRICO DA CIDADE DE VISEU, DA QUAL ALIÁS ATUALMENTE FAZ PARTE.

A sua localização é excelente por se estender ao longo da ligação entre Viseu e Castro Daire e Viseu a São Pedro do Sul. Por Abraveses passava já a histórica via romana chamada dos almocreves, que ligava Viseu ao Porto, passando pela Ribeira, pela Lava e seguindo de Abraveses para Moselos, Travanca, Bodiosa, Gumiei e São Pedro do Sul. Esta estrada bifurcava-se na Ponte de São Pedro do Sul, para o Minho (Braga).

É fácil compreender a importância que tinha esta povoação, logo á saída ou entrada da cidade. Perto ficavam os núcleos castrejos pré-históricos de Santa Luzia e Senhora do Castro. O Monte de Santa Luzia onde se situa o Castro, foi até ao século XIX conhecida como Monte de São Gens, um Santo a quem era devotada a capela que hoje tem a evocação de Santa Luzia. Ali ter-se-ia implantado o povoamento inicial da área de Viseu, provavelmente já entre os séculos X e VIII a.c..
Foi um povoamento amuralhado e ainda apresenta vestígios de muralha. No entanto, o povoado parece ter sido abandonado, talvez por volta do século I d.c, quando os Romanos optaram por organizar um novo Centro político-administrativo e religioso que deu origem á urbe romana de Viseu. Uma das características deste povoado pré-histórico é a sua especialização artesanal do fabrico de objetos de bronze e provavelmente de ferro, como parece demonstrar a abundância de pequenos objetos encontrados entre os quais dois fragmentos de cadinhos de fundição.

Na alta Idade Média, Abraveses era uma vila rústica e um lugar integrado na extensíssima paróquia de Santa Maria da Sé. Andou por isso ligada eclesiasticamente á mais central e mais importante paróquia de Viseu, pelo menos até ao século XIII. Manteve a “especialização” económica naturalmente na agricultura, mas também na produção artesanal e na venda de produtos agrícolas e artesanais aos citadinos de Viseu. Esta era aliás a grande oportunidade económica dos aglomerados populacionais dos arrabaldes da cidade. Era tradicionalmente também uma terra conhecida pelos muitos tamanqueiros que aqui produziam os tamancos ou socos que os beirões usavam, bem como pelos latoeiros, cesteiros e ferreiros que enchiam as feiras com os seus produtos e objetos.

Nos meados do século XX, iniciou um processo de desenvolvimento intenso, uma vez mais com base nas acessibilidades.
Abraveses está ligada à cidade por uma extensa reta de 3 km de estrada que, após a 1ª Guerra Mundial tomou o nome pomposo de Avenida da Bélgica. Até aí, era simplesmente a Estrada Nova de Abraveses. Passou a ser a mais concorrida e mais bela entrada da cidade, por ser em grande parte já na área urbana e “ter muitos e bons edifícios habitacionais, água, luz e telefone ”tudo melhoramentos de que careciam todas as restantes freguesias do concelho.

Povoações da Freguesia de Abraveses
• Abraveses
• Moure de Carvalhal
• Pascoal
• Póvoa de Abraveses
• Bairro de Santo Estevão
• Bairro de Santa Luzia

DADOS DEMOGRÁFICOS

Em 2001, Abraveses tinha uma população que não excedia os 8.025 habitantes. Já então era uma freguesia próspera onde se instalavam oficinas e empresas de todos os ramos, mas especialmente dos sectores do mobiliário e confeções.

Atualmente, Abraveses, tem uma população residente que totaliza os 8.539 indivíduos. Isto traduz um acréscimo demográfico na ordem dos 6%. Mas o crescimento urbano é ainda mais visível.

De facto, nos últimos 10 anos, os alojamentos instalados na sua área aumentaram 14%, acompanhado pelo aumento de 15% no que respeita aos edifícios.
Trata-se portanto de um crescimento urbano que traduz a preferência dos visienses por vir morar em Abraveses e acima de tudo, o carácter concentrado do urbanismo atual da freguesia.

 

VARIAÇÃO DA POPULAÇÃO RESIDENTE (2001/2011)

Freguesia de Abraveses

 

POPULAÇÃO RESIDENTE (2001 – 2011) SEGUNDO GRUPO ETÁRIOFONTE: INE - Censos (2001 e 2011)

Freguesia de Abraveses

 (em Actualização)

Voltar

Com a nossa presenca, agora tambem na Internet, estamos permanentemente ao seu dispor, 24 h por dia, todos os dias do ano.
Utilize o formulario indicado para nos ajudar a melhorar a nossa acao. A sua opiniao e muito importante para todos.